RELIGIÃO, ESCATOLOGIA, PREGAÇÕES, FILMES, TUDO GOSPEL, ESTUDOS, BÍLICOS, TV, RÁDIO, GOSPEL, ASSISTIR, ONLINE, GRATIS, PASTOR, IGREJA, EVANGELICA, IEPAUT, Devaldo Lemos da Costa, devaldocosta@outlook.com

segunda-feira, 31 de março de 2014

Pastor Silas Malafaia fala sobre os papéis do homem e da mulher no casamento, e afirma uma esposa sábia “edifica a casa” a partir do que o marido “provê”

Pastor Silas Malafaia fala sobre os papéis do homem e da mulher no casamento, e afirma uma esposa sábia “edifica a casa” a partir do que o marido “provê”
Casamento é uma instituição sagrada para os cristãos, e apesar das exigências implícitas que se tornar casado traz – como adaptação e responsabilidades -, muitas pessoas continuam sonhando e planejando formar uma família nos moldes tradicionais. Nesse contexto, o pastor Silas Malafaia publicou um artigo falando sobre os papéis que homem e mulher devem desempenhar na união.
“O sucesso do relacionamento familiar e a durabilidade do casamento também dependem do modo como o marido e a esposa desempenham seus papéis conjugais e sociais. Tanto na sociedade como na família, exercemos funções importantes: a de marido ou esposa, a de pai ou mãe, a de filho ou filha, a de irmão, a de provedor, a de educador, a de amigo, a de patrão ou empregado, a de pastor ou ovelha, a de aluno ou professor etc., e precisamos exercê-las com sabedoria e excelência”, introduziu Malafaia.
O pastor explicou que “de um modo geral, podemos afirmar que o homem é mais lógico e racional do que a mulher. O papel social dele, designado por Deus em Gênesis 2.15, é proteger, prover e liderar a família”, escreveu o pastor, acrescentando que “quando Adão e Eva desobedeceram e comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus dirigiu a palavra primeiro ao homem (Gênesis 3.9), pois sobre este pesava a responsabilidade de desempenhar bem a função de líder, protetor e provedor do jardim. Assim, até hoje, quando o homem não cumpre com suas atribuições, transferindo para a esposa a responsabilidade dele como líder e provedor, enfrenta problemas em casa”.
Já em relação às mulheres, no texto o pastor aponta que “biblicamente falando, compete à mulher ser adjutora, ou seja, auxiliar do marido na missão de proteger, prover e liderar a família”. Silas Malafaia observou que “Deus delegou à mulher uma função de extrema importância na família”, pois ela “foi criada com intuição e sensibilidade mais aguçadas que as do homem, para equilibrar os relacionamentos familiares, agindo como uma sábia mediadora, trazendo harmonia ao lar. Por isso, em Provérbios 14.1, é dito que toda mulher sábia edifica a sua casa”.
O equilíbrio dos papéis está justamente no ponto em que “a mulher é quem edifica a casa, mas compete ao homem fornecer proteção e o material para sua edificação”.
“A mulher não pode construir a partir do nada. O provedor tem de desempenhar bem seu papel. Como líder, ele tem de dispor tudo o que for preciso para a esposa edificar a família, evitando que a esposa se sobrecarregue com todo o trabalho. Tanto na educação dos filhos como no relacionamento conjugal e nas tarefas domésticas, a mulher edifica a casa, mas é o esposo que provê os meios necessários, cooperando com ela”, orientou.
O pastor alerta ainda para os conceitos sociais contemporâneos que podem influenciar negativamente o casamento: “Embora a mídia secular dissemine o discurso de que os papéis tradicionais do homem e da mulher no casamento não sejam mais viáveis, hoje, numa sociedade em que a mulher ascendeu profissionalmente e que as famílias não têm mais a mesma estrutura nuclear devido a divórcios e novos casamentos ou ‘produções independentes’, devemos continuar enxergando os papéis do marido e da mulher à luz da Palavra de Deus, a fim de que os vínculos afetivos que ligam o casal sejam saudáveis e redundem em bênçãos para os cônjuges, para seus descendentes, para a Igreja e para a sociedade como um todo”.
O pastor ainda acrescentou que “a esposa pode até ganhar um salário maior do que o marido, ser profissionalmente mais bem preparada e obter melhores oportunidades no mercado de trabalho; contudo, como mulher sábia, ela deve continuar exercendo seu papel de adjutora idônea”, pois segundo ele, “a mulher sábia não inverte os papéis nem age de maneira arrogante, a fim de não humilhar o marido e não minar a liderança dele. Se fizer isso, estará agindo como uma tola, que, em vez de edificar, destrói sua casa com as próprias mãos, e a família toda sofrerá com problemas de ordem espiritual, emocional e até material, podendo desagregar-se com a separação do casal”, ponderou.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário