RELIGIÃO, ESCATOLOGIA, PREGAÇÕES, FILMES, TUDO GOSPEL, ESTUDOS, BÍLICOS, TV, RÁDIO, GOSPEL, ASSISTIR, ONLINE, GRATIS, PASTOR, IGREJA, EVANGELICA, IEPAUT, Devaldo Lemos da Costa, devaldocosta@outlook.com

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Unção com Óleo e a Unção que quebra o Jugo



A Unção com Óleo e a unção que quebra o jugo.
Mat. 6: 13; Tia. 5: 13-15

I – A unção segundo a Doutrina Bíblica

UNÇÃO: “Aplicação de azeite no corpo. Ungia-se, com bastante freqüência, tanto os vivos (Rt. 3: 3; Sal. 1047: 15; Lc. 7: 46), como os mortos (Mc. 14: 89; 16: 1). Praticava-se também a unção sagrada, para dedicar uma pessoa ou um objeto ao Senhor. O tabernáculo e os seus móveis (Ex. 40: 9), os profetas (Ire. 19: 16), sacerdotes (Ex. 28: 41) e reis (I Sm. 16: 1, 12,13), razão pela qual esse termo (=messias) foi usado no Antigo Testamento para referir-se ao futuro libertador (Sal. 2:2; Dan. 9: 25,26). O novo testamento aplica Jesus Cristo, o qual recebeu a unção do Espírito Santo (Lc. 4: 18-21; Jo. 1: 32,33; At. 10:38)”. Dicionário da Bíblia de Estudo Almeida

A UNÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

A unção era comum no antigo Oriente Médio; envolvia a aplicação de azeite a uma pessoa (ou, ocasionalmente, a um objeto). Havia três tipos de unção no A.T.: a comum, a medicinal e a sagrada.

1) Unção comum: Com óleos aromáticos (Rt 3:3; Sl 104:15; Pv. 27:9). Era suspensa em períodos de luto (2Sm. 14:2; Dn. 10:3; Mt. 6:17). Os visitantes eram ungidos como sinal de respeito (Sl. 23:5; Lc. 7:46). Pela unção, os mortos eram preparados para o sepultamento (Mc. 14:8; 16:1).

2) Unção médica: – não necessariamente com azeite – era costumeira para enfermos e feridos (Is. 1:6; Lc. 10:34). Os discípulos de Jesus ungiam com azeite (Mc. 6:13; Tg. 5:14).

3) Unção Sagrada: O propósito era dedicar a Deus algum objeto ou pessoa. Dessa maneira, foram ungidos a pedra que Jacó usou como travesseiro em Betel (Gn. 28:18), o Tabernáculo com seus móveis (Ex. 30:22-29), os profetas, os sacerdotes e os reis. Tudo isso era símbolo da ação de Jesus Cristo e o Espírito Santo (At. 10: 38)
O mais importante aqui são as seguintes unções:
A dos profetas (1Rs 19:16; 1Cr. 16:22);
A dos sacerdotes (Ex. 28:41; 29:7; Lv. 8:12,30);
A dos reis (1Sm. 9:16; 10:1; 16:1,12,13; 2Sm 2:7; 1Rs. 1:34; 19:16).

A UNÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento já havia uma mudança significativa nesta questão da unção já não havia mais a unção sagrada pois a sua realidade havia chegado em Cristo Jesus, que a partir da sua vinda não era mais necessário ungir as pessoas para o ministério ativo. Nos dias de Cristo a constituição de autoridade ministerial não se fez mais com óleo. A Bíblia não menciona Jesus ungindo os 12, nem os 70. Tomando por base Lc. 9: 1; 10: 1; I Tim. 4: 14, a consagração ao presbiterado e ao diaconato, é feita pela imposição das mãos, Atos 6: 6.
A unção com óleo instituída por Cristo e praticada pelos apóstolos, restringiu-se às pessoas enfermas. Mar. 6:13; Tia. 5: 14. Ela não deve ser ministrada aleatoriamente, isto é, não se oferece unção a ninguém. Segundo Tiago, o pedido deve proceder do enfermo. Entretanto, é necessário que se fale sobre a importância dela para que as pessoas enfermas ou quem as representem, sejam levadas a acreditar na sua eficácia e a solicitá-la. Não se tem informações no Novo Testamento sobre o uso da unção a não ser a comum e a médica pelos enfermos. Sua aplicação coletiva é desaconselhável; a não ser com circunstancias especiais, Mc. 6: 13. Nada mais deve ser ungido com óleo senão os enfermos. Qualquer prática nesse sentido, foge à ordem bíblica e contraria a doutrina da unção. Pugnemos por aquilo que está claro nas Sagradas Escrituras, pois isso é o que ensina a própria Bíblia, I Cor. 4:6.
A unção no Novo Testamento continuou sendo a comum (Mt 6.17; Lc 7.46), e a medicinal
(Mc 6.13; Tg 5.13-15). A única em que foi mudada na sua prática e no seu enfoque foi a unção sagrada que agora é aplicada a Cristo Jesus (Lc 4.18-21; At 10.38) e a Igreja (2 Cor 1.21; 1 Jo 2.20 e 27) e não mais a consagração de pessoas e objetos sagrados. A Consagração agora é feita com a imposição das mãos (Lc 9.1, 10.1; At 6.6; 2 Tm 4.14).

II – Quem deve ministrar a Unção

Os versículos de Marcos e Tiago, nos deixam cientes de que a unção aos enfermos deve ser ministrada pelo pastor ou presbítero. Nem os diáconos, diaconisas e menos ainda membros têm esse direito. Não devem, portanto, praticar uma cerimônia para a qual não estão autorizados (não devemos ir além do que está escrito, e nem falsificar a palavra de Deus 1 Cor 4.6; 2 Cor 4.1-2). Lembrem-se que os filhos de Arão, Nabade e Abiu, mesmo sendo sacerdotes, morreram porque quiseram contrafazer as cerimônias sacerdotais do santuário. Só os pastores e presbíteros, segundo a Bíblia, são as pessoas autorizadas e credenciadas para ungir os enfermos. (Veja: Mar. 6: 12; Tia. 5: 14,15).
Norma – Deve o presbítero ou pastor saber se a pessoa crê no poder de Deus por meio da unção e está consciente da eficácia da oração e da unção e se está disposta a recebê-la. Os consagrados devem sempre lembrar às pessoas que a unção é o recurso divino a sua disposição. Não se deve ungir pessoas pois quaisquer motivos.
Forma – De posse das confissões acima, o ministro efetuará a unção com azeite, segundo a ordem de Jesus. Lerá a passagem de Tiago 5: 12-20, lembrando ao doente as promessas de bênçãos da parte de Deus. Pede-se à pessoa para ajoelhar-se (se puder), e então untará um algodão no azeite, ou mesmo as pontas dos dedos (na falta do algodão) e dirá: irmã (o) conforme a ordenança da palavra de Deus, eu te unjo com azeite, em nome de Jesus. Enquanto pronuncia as palavras procede a unção. Após o ato, impondo as mãos sobre o enfermo, faz a oração da fé.

NOTA: a unção deve ser feita sempre na fronte, e não no local da enfermidade. (a Bíblia manda ungir os enfermos, não a enfermidade, a Bíblia manda impor as mãos sobre os enfermos e não sobre a enfermidade Mc 6.12-13; 16.17-18; Tg 5.14-15).

A – Unção que quebra o jugo (Is 10.27)

Muitas pessoas baseados em Is 10.27 tem usado a unção com óleo para ungir casas, carros, animais, endemoniados, etc. Esta doutrina está baseada em uma frase do texto de Isaías que diz: Que a unção quebrará o jugo: muitos consideram este jugo como maligno e maldições a serem quebradas com a unção com óleo. Mas será que é isto mesmo, que o profeta Isaías está ensinando neste texto? Vamos analisar o contexto histórico deste texto que é o seguinte: o profeta Isaías estava profetizando que os israelitas representados pelas dez tribos do reino do norte cuja capital ficava em Samaria, seriam levados em cativeiro pelo Rei da Assíria fato ocorrido em 721 a.C., quando o Rei Sargão II invadiu Samaria e levou cativo as tribos do norte, o jugo ao qual o profeta está se referindo não tem nada a ver com o que se prega hoje. O jugo era o cativeiro para o qual eles seriam levados, lá na Assíria; então o profeta usa uma figura de linguagem comparando Israel a um boi gordo que quebra o seu jugo, ou seja, as suas cangas ou sua carga e se liberta, Deus os abençoaria de tal maneira que os traria de volta para a terra de Israel e assim o jugo do cativeiro seria quebrado. Leia todo o capítulo 10 de Isaías e você entenderá que o profeta não está falando de Unção com óleo que quebra maldições, mais do julgo do cativeiro que seria quebrado com a benção de Deus, ou seja a libertação do cativeiro. Confira Is 14.24-27; veja pelas várias traduções da Bíblia neste texto que o profeta não está falando e nem se referindo a ungir as pessoas com óleo para quebrar jugos e maldições.

Qual destas traduções estão certas?

1) João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida (Is 10.27)
“E acontecerá naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu juf]go do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.”

2) João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada (Is 10.27)
“Acontecerá naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da gordura.”

3) Nova Versão Internacional – (Is 10.27)
“Naquele dia o fardo deles será tirado dos ombros, e o jugo deles do seu pescoço; o jugo se quebrará porque vocês estarão muito gordos.”

4) A Bíblia de Jerusalém – (Is 10.27)
“Naquele dia a carga será removida dos teus ombros, e o seu jugo, de sobre o teu pescoço, e o jugo será destruído.”

5) Na rota de rodapé da Bíblia de Estudo Almeida, está o seguinte comentário do texto de Isaías 10.27: Jugo que será despedaçado por causa da gordura: hebraico: outra tradução possível: o jugo apodrecerá, por quanto tu és o meu ungido.

CONCLUSÃO:

Finalmente o jugo será quebrado por causa da unção, da gordura, dos gordos ou do ungido? Esta variante textual mostra que o profeta não está falando da unção com óleo nesse texto (mas sim da libertação do cativeiro assírio). Isto confirma uma das regras da Hermenêutica que nos ensina que nem uma doutrina deve ser baseado em um texto isolado ou obscuro da Bíblia. Portanto não há base bíblica para se defender tais práticas de unções aleatórias e indiscriminadas neste texto bíblico que não tem nada a ver com unção com óleo. A unção que quebra o jugo é o ato libertador de Deus que vem ao encontro do seu povo para libertá-lo do cativeiro. No Novo Testamento a unção que quebra o jugo é o Espírito Santo e o libertador é Jesus (Jo 8.32, 36; At 10.38; Lc 4.17-19; At 10.37-38; 2 Cor 1.20-22; 1 Jo 2.20,27).

3 comentários:

  1. ÓTIMO estudo, amei, muita gente sai ungindo de qualquer maneira, sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, mas então, baseados em que tantas igrejas ensinam aos membros
    sobre a unção com òleo e até fazem isso na prática com enfermos, objetos, roupas, casas? Isso não foi ensinado nos seminários ou há muitas divergências no ensino ou interpretação da Biblia? Sinceramente, eu não consigo entender porque há tantas divergências nos ensinos biblicos.

    ResponderExcluir