RELIGIÃO, ESCATOLOGIA, PREGAÇÕES, FILMES, TUDO GOSPEL, ESTUDOS, BÍLICOS, TV, RÁDIO, GOSPEL, ASSISTIR, ONLINE, GRATIS, PASTOR, IGREJA, EVANGELICA, IEPAUT, Devaldo Lemos da Costa, devaldocosta@outlook.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JEREMIAS 18 - O BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO



Jeremias 18:1 a 6
1. A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
2. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Presbítero Antônio Almeida - Jeremias 18:1-6




INTRODUÇÃO
Este é umas das mensagens mais lindas que Jeová traz a um de seus profetas para que fosse levada para todos os povos. E olhando para ela vejo a preocupação de Deus como a pessoa do homem que nada mais é do que o barro, pois a "primori" devemos entender que existem três tipos de linguagem que devemos dominar para termos uma maior concepção intelectual das mensagens contidas na bíbliasagrada, e são elas a linguagem literária, linguagem figurativa e linguagem.
Nesta mensagem veremos como se nasce um verdadeiro vaso, pois ninguém pode negar que também há somente um oleiro que tem o domínio da verdadeira técnica para se fazer um vaso, mas não um vaso qualquer, e sim um vaso resistente que suporte as intempéries da vida.
Diante dessas palavras gostaria que você abrisse o seu coração e se deixasse ler tocado pelo oleiro, pois só Ele pode fazer de você uma nova pessoa.
Mas para que se nasça um verdadeiro vaso novo há de se levar em considerações os quatro passos tomados pelo oleiro que sabemos ser Ele, Jeová, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.
1º PASSO
A SEPARAÇÃO DO BARRO
Talvez você não saiba, mas existem cerca de duzentos tipos de barro existentes na natureza. Tipos diferentes de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos liga, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir a te o local onde se encontra o barro, e barro não se compra no supermercado, ou na farmácia, e muito menos em um mercadinho a beira da estrada. Barro se encontra no lamaçal, no meio do mato longe da cidade, longe do convívio da sociedade, o local é bem dentro do lodo. Se você pensar um pouco verá que o barro tem um cheiro muito forte, e não é um cheiro perfumado, ou que se diga, que cheiro bom, mas só o oleiro tem a capacidade para ver em um monte de barro, no meio do lodo.
E lá vai o oleiro, seu nome JEOVÁ, saiu a procurar um barro para que se faça um bom vaso e no fundo do lodo viu sem cor e sem cheiro um monte de barro feio e mal cheiroso, era eu e você, então o oleiro enfiou a sua mão e retirou o barro.
Não importa de que lamaçal você veio o importante é que o Senhor Jeová te separou e olhando para você como os olhos de um oleiro, viram algo no fundo de seu coração que o atraiu e lhe fez retirar um monte de lama do lodo começar a imaginar que lindo vaso você daria. Alegre o seu coração e jubile de emoção, pois Ele te escolheu. Não aceite palavras que os outros tentam te intitular, você é escolhido de Deus, e isso ninguém pode negar, pois todo vaso só chega a vaso se for barro.
2º PASSO
O AMASSAMENTO DO BARRO
Bem, após separar o barro da lama e ter imaginado que lindo vaso ele daria, então o oleiro fará que o barro passe por alguns processos indispensáveis, ou se não for assim o barro nunca chegará a ser um bom vaso e a história de que vaso ruim não quebra é pura mentira do diabo, quem não quebra é vaso bom.
Bom, agora que o oleiro tem o barro, ele começa o processo, e o primeiro processo é o amassamento do barro, mas por que o barro deve ser amassado pelo oleiro? Eu te explico. Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento.
É por isso que vejo muitas pessoas caírem na sarjeta. É por não deixarem o oleiro lhes amassarem e retirar toda a sujeira, pois o processo do amassamento dói, não é fácil, mas é necessário, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, lascívias, vícios, pois estas coisas não podem ter em um vaso mesmo.
Deixe Jeová te colocar as mãos e então verá que sua vida ainda tem coisas que devem ser retiradas para que você possa ter comunhão com o oleiro, e assim o próprio oleiro depositará em você a confiança de que realmente você dará um bom vaso.
3º PASSO
O MOLDE DO BARRO
Depois de separar o barro, o tirando do lodo sujo e fedorento, e após o processo do amassamento limpando o barro das coisas ruins, o oleiro começa a moldar o barro. Então o oleiro o coloca na roda e começa a girar a roda, e com as suas mãos ele vai apertando e moldando, apertando e moldando, e o barro vai começando a ter forma.
Este também é um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, no começo ficamos confusos, tudo gira, e algumas dúvidas começam a surgir, mas ninguém disse que ser crente era fácil!
Primeiro o oleiro começa de dentro para fora, e com as suas mãos vai nos dando forma por dentro,a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, é por isso que ele via de dentro para fora, apertando e apertando, assim o resto de deformidades vão indo embora, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora e depois desse também doloroso processo o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro agora o vaso está quase pronto. As vezes achamos que estamos pronto mas a´o oleiro nos lembra do último processo.
4º PASSO
A FORNALHA DE FOGO
Chegamos ao último processo, esse processo é fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, então leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que já estava acesa e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte e quatro horas.
Isso não é magnífico. Sei que parece ser desnecessário, mas o fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha também fecham o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é o que chamamos de "quilate".
O fogo que precisamos passar não é a provação, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bíblia diz que quando os três jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, então não tenha medo.
Mas o fogo que devemos nos deixar sermos levado pelo oleiro é o fogo do Espírito Santo, este é o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor é fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro não se passa ou se acaba, é duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.
Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele vê que o vaso está resistente e já não tem mais aquele mau cheiro, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente é um vaso novo. Assim se nasce um vaso.
CONCLUSÃO
Muitos queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos púlpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas não queremos passar pelos processos que nos levarão a ser alguém preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, você nunca estará apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro.
Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e verás como é maravilhosa a vida de um vaso que servirá para honra, e não pra desonra. Talvez agora possamos entender por que muitos caem durante a vida.

13 comentários:

  1. pastor Wladimir gostei muito desa mensagem

    ResponderExcluir
  2. May I јuѕt ѕay what a rеlief tо finԁ someοne who really knows what they're talking about over the internet. You actually know how to bring an issue to light and make it important. More and more people have to check this out and understand this side of your story. I was surprised that you aren't mοгe popular given that you ԁefinitely
    posѕеss the gift.
    Feel free to surf my web page :: http://an.radabg.com

    ResponderExcluir
  3. nossa que deus lindo eu tou passando por esse prosseso para me tprna um vaso nas maos do senhor aleluias

    ResponderExcluir
  4. Uma palavra edificante, pois muitos ainda pensam que ser vaso é fácil.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. gostei gloria DEUS .mas infeliz mente hoje em dia a maioria dos crente sao de cristal nao poden falar nada que ja e quebra ? mas DEUS CONTINUA FIEL PARA SEMPRE

    ResponderExcluir
  6. Deus e maravilhoso e por isso que o amo demais

    ResponderExcluir
  7. Estou passando pelo fogo , quinta agora eu vou pregar essa mensagen !

    ResponderExcluir
  8. Amei. pesquiso estudos diferenciados, inteligentes, principalmente VERDADEIROS. amo estudar a PALAVRA e extrair sabedorias em estudos com este. Tenha certeza, serei teu seguidor dos teus ensinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus o abençoe Irmão.
      Que o Deus de Paz e Graça continue iluminando os seus caminhos, e guiando-te para a vida eterna através da sua palavra.
      Salmos 119:105
      Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

      Excluir
  9. Muito boa a mensagem! Amei! Aprendi muito e quero ser um vaso nas mãos do Oleiro Jesus!

    ResponderExcluir
  10. espetacular, que Deus continue te usando vaso aprovado. um grande abraço











    ResponderExcluir
  11. Que Deus continue te usando poderosamente e que sua coroa da vida seja repleta de vidas para Jesus.Cresci mas um pouquinho e me vi em algumas situações e quero ser vaso de honra. <3 A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir