RELIGIÃO, ESCATOLOGIA, PREGAÇÕES, FILMES, TUDO GOSPEL, ESTUDOS, BÍLICOS, TV, RÁDIO, GOSPEL, ASSISTIR, ONLINE, GRATIS, PASTOR, IGREJA, EVANGELICA, IEPAUT, Devaldo Lemos da Costa, devaldocosta@outlook.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O PERÍODO DE TRIBULAÇÃO

AS POSIÇÕES PRÉ, MESO E PÓS-TRIBULACIONISTA PARA O ARREBATAMENTO

Nesse estudo, adotamos a posição pré-Tribulacionista para o momento do Arrebatamento, que é considerada a posição mais biblicamente correta e condicente com a seqüência dos acontecimentos pertinentes ao final dos tempos. A preocupação é estar sempre de acordo com a Bíblia no tocante à seqüência cronológica dos eventos que marcam a Volta de Jesus Cristo. Queremos deixar claro que respeitamos outras posições quanto ao Arrebatamento, porém adotamos esta como a mais sensata para a seqüência dos acontecimentos no final dos tempos.
Apresentamos, a seguir, as posições pré, meso e pós-Tribulacionista para a ocasião do Arrebamento.

O ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONISTA1

Arrebatamento pré-Tribulacionista se baseia no cumprimento da 70ª. semana de Daniel, quando o anticristo fará um acordo de paz com Israel, imediatamente iniciando o período de sete anos de Tribulação. Antes desse período, a Igreja de Jesus Cristo é ressuscitada e arrebatada com todos os seus santos vivos e levada à casa do Pai (João 14:1-3), julgada e recompensada por suas boas obras (2 Coríntios 5:10).
Após os sete anos de Tribulação, Jesus Cristo retorna em seu Aparecimento Glorioso e destrói o anticristo e o falso profeta, prende Satanás por mil anos (Apocalipse 20:3) e estabelece o governo milenar.
Arrebatamento algum tempo logo antes da Tribulação (1 Ts 4:13-17)
Era da Igreja
Eternidade
3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27
3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27 = 1 tempo + tempos + 1/2 tempo (Ap 12:14)
Primeira vinda de Cristo
O anticristo quebra o acordo de paz, profana o templo (2 Ts 2:3-4)Começa a Grande Tribulação
A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)
O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11)
Seguem alguns dos motivos que justificam que o Arrebatamento Pré-Tribulacionista é a posição mais correta de ser aceita:
  • A Palavra nos diz claramente em Mateus 3:7Lucas 3:7 e 1 Tessalonicenses 1:10 que os cristãos são salvos da "ira futura" (um dos termos usados para denominar a Tribulação)
  • A Palavra também nos diz em Apocalipse 3:10, Romanos 5:91 Tessalonicenses 1:10 e 5:9 que os cristãos serão protegidos da "hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". Essa tentação ainda não aconteceu, mesmo sabendo que atualmente o mundo viva sob uma opressão como nunca antes houve na história da humanidade. A igreja ainda está aqui na terra, orando e guerreando. A tentação referida nos versículos acima se refere a uma opressão ainda mais intensa, que só ocorrerá depois que a Igreja for retirada da terra, por ocasião do Arrebatamento
  • O ponto de vista pré-Tribulacionista é o mais lógico da Bíblia no que se refere à Segunda Vinda de Cristo sempre que tomamos o significado das profecias de maneira simples e literal
  • A posição pré-Tribulacionista do Arrebatamento é a única que distingue claramente a Igreja de Israel. A Igreja aparece até Apocalipse 4:3, depois o livro de Apocalipse mostra o foco principal durante a Tribulação, que é Israel. Somente em Apocalipse 18:24 vemos a Igreja retornando (após os sete anos de Tribulação)
  • Apenas a posição pré-tribulacionista preserva o poder motivador do retorno iminente de Cristo, que era o grande desafio da Igreja primitiva
  • Em João 14:1-3Atos 1:11, 1 Coríntios 15:52-52, Filipenses 3:20Colossenses 3:4, entre outras passagens, os apóstolos ensinaram que Cristo poderia retornar a qualquer momento. Sem tal expectativa, a Igreja perde o foco espiritual e tem a tendência de se tornar morta
  • A posição pré-tribulacionista é a única distingue claramente entre Israel e a Igreja
  • O ponto de vista pré-tribulacionista mantém a certeza da Palavra de que os cristãos serão guardados da Tribulação.
Existem ainda mais razões pelas quais se justifica o Arrebatamento pré-Tribulacionista como a posição mais correta biblicamente de ser aceita.

O ARREBATAMENTO MESO-TRIBULACIONISTA1

Arrebatamento meso-Tribulacionista é parecido ao pré-Tribulacionista, porém assume que o Arrebatamento ocorrerá no meio da Tribulação, tomando como baseMateus 24:15,21 e Apocalipse 11:12.
Neste ponto de vista, a Igreja passaria pela ira e a perseguição do anticristo na primeira metade da Tribulação. A posição meso-Tribulacionista usa a profecia das duas testemunhas em Apocalipse 11 para apontar que o Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação:
  • Apocalipse 11:12
    "
    [as duas testemunhas] ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram."
Era da Igreja
Eternidade
3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27
3 1/2 anos
1/2 semana deDaniel 9:27
Primeira vinda de Cristo
Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação (1 Ts 4:13-17)
A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)
O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11)
Porém, a posição meso-Tribulacionista tenta se justificar usando os seguintes argumentos:
  • O termo "Subi para aqui" de Apocalipse 11 seria o momento do Arrebatamento da Igreja, mas nesse versículo fica claro que quem sobe são somente as duas testemunhas, e não a Igreja como um todo
  • Apocalipse 12:14 estaria em seqüência cronológica a Apocalipse 11 quando diz "um tempo, tempo e metade de um tempo" (42 meses = 3,5 anos) e seria a justificativa de que após o Arrebatamento haveriam somente mais 3,5 anos de Tribulação. Tal conclusão é incorreta porque a Igreja já não é mencionada entre Apocalipse 4 e 18 (o Arrebatamento já ocorreu). Apocalipse 12 marca o meio da Tribulação, mas já sem a Igreja nesse cenário
A posição meso-Tribulacionista não é considerada biblicamente correta pois nega vários versículos bíblicos que garantem que Deus guardará a Igreja da Sua Ira durante a Tribulação2Clique aqui para saber quais são estes versículos. Outro fator importante é que a Bíblia jamais afirma em lugar nenhum que o anticristo deveria vir primeiro para que o Arrebatamento acontecesse. Basta olhar o gráfico acima para concluir que se a Igreja fosse arrebatada no meio da Tribulação, o anticristo já estaria presente e governando.
Portanto, a posição meso-Tribulacionista para o Arrebatamento não é a mais correta de ser aceita.

O ARREBATAMENTO PÓS-TRIBULACIONISTA2

No Arrebatamento pós-Tribulacionista, o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo se fundem em um só evento. Em outras palavras, a posição pós-Tribulacionista não considera o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo como dois eventos distintos.
O conceito do pós-Tribulacionismo se apóia na identificação incorreta da Igreja como sendo os santos da Tribulação3, sendo que os santos da Tribulação se referem aos convertidos após o Arrebatamento, quando não há mais Igreja sobre a terra. Ou seja, para a posição pós-Tribulacionista, a Igreja passaria por todo o período de Trbulação, mas em seu final seria arrebatada, com a segunda Vinda de Cristo. Não existe nenhuma passagem bíblica que justifique este argumento e por isso, esta posição tem sido freqüentemente refutada.
Era da Igreja
Eternidade
3 1/2 anos
3 1/2 anos
Primeira vinda de Cristo
A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)
Arrebatamento ocorreria somente no fim da Tribulação (Ap 19:11)
O pós-Tribulacionismo ensina que, como a Igreja é avisada de que sofrerá perseguições e tribulações, então fatalmente ela passaria pelo período de Tribulação2. Tal fato nega as promessas do Senhor de livrar a Igreja da Tribulação e além disso também não distingue a Igreja de Israel. Entre Apocalipse 4 e 18, a Igreja está claramente ausente e o foco de perseguição do anticristo passa a ser Israel.
Portanto, a posição pós-Tribulacionista não é biblicamente correta para ser aceita.

CONCLUSÕES

Apenas estamos explicando aqui os argumentos bíblicos para se adotar o Arrebatamento pré-Tribulacionista como sendo o mais biblicamente correto. Mas tudo isso não é o mais importante.
Seja qual for a posição do Arrebatamento (pré, meso ou pós-Tribulacionista), fato é que estamos na iminência de Jesus voltar, e temos muito trabalho a fazer, que começa por santificarmos nossas próprias vidas, restaurarmos a Noiva (a Igreja) e pregar o evangelho a todo ser humano que ainda não teve a oportunidade de escutar o evangelho uma vez sequer.
Temos que adornar e preparar a Noiva para receber o Noivo dignamente em sua volta.

BIBLIOGRAFIA

1 LAHAYE, Tim. Motivos para crer no arrebatamento pré-tribulacionista. Bíblia de estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1271-1274.
2 BENWARE, Paul. A ocasião do arrebatamento. Bíblia de estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1114.
3 COUCH, Mal. Postribulationism and 2 Thessalonians 2:1-12. 2002 Pre-Trib Study Group from Pre-Trib Research Center, 2002. URL: http://www.pre-trib.org/article-view.php?id=119.

O ARREBATAMENTO OCORRE ANTES DO PERÍODO DA TRIBULAÇÃO

POR QUE O ARREBATAMENTO OCORRE ANTES DO PERÍODO DE TRIBULAÇÃO?

Antes de explicar esse ponto, gostaria de citar que existem duas vertentes de estudo entre os pesquisadores cristãos com relação ao Arrebatamento. São elas:
  • A vertente pós-tribulacionista: sugere que o Arrebatamento aconteça após os sete anos de Tribulação
  • A vertente meso-tribulacionista: sugere que o Arrebatamento aconteça na metade do período de Tribulação
  • A vertente pré-tribulacionista: sugere que o Arrebatamento ocorra antes da Tribulação
O posicionamento que adotamos neste estudo é o pré-tribulacionista, ou seja, consideramos que o Arrebatamento venha antes da Tribulação. A justificativa principal para adotar essa vertente é que o Senhor prometeu nos livrar desse período horrível, conforme dizem as Escrituras:
  •  Apocalipse 3:10
    "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."
  • 1 Tessalonicenses 1:10
    "E [de maneira que temos que] esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura [que trará punição aos impenitentes]."
Deus também diz nas Escrituras que os cristãos não estão destinados à ira do Senhor, conforme 1 Tessalonicenses 5:9:
"Porque Deus não nos destinou [nos sujeitando] para a [Sua] ira [Ele não nos elegeu para nos condenar], mas para a [certeza da] aquisição da [Sua] salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias)..."
Outro detalhe importante é que a igreja está ausente entre os capítulos 4 e 18 do livro de Apocalipse, mostrando que a igreja não passará por esse período. Por estes motivos, consideramos que o Arrebatamento ocorra antes, e não depois da Tribulação.

O ARREBATAMENTO NÃO INICIA O PERÍODO DE TRIBULAÇÃO

Outro detalhe importante é que a igreja está ausente entre os capítulos 4 e 18 do livro de Apocalipse, mostrando que a igreja não passará por esse período. Por estes motivos, considero que o Arrebatamento ocorra antes, e não depois da Tribulação.
Ao contrário do que muitos imaginam, o Arrebatamento não é o fator de início dos sete anos de Tribulação. Sabemos, através dos versículos acima citados, que o Arrebatamento ocorre antes da Tribulação, porém não sabemos quanto tempo antes. O evento que inicia os sete anos de Tribulação é o acordo do anticristo com Israel, propondo uma falsa paz, conforme Daniel 9:27 (Versão na Linguagem de Hoje):
"Este rei fará um acordo com o povo, de sete anos; mas depois de decorrer metade desse tempo, denunciará o tratado e proibirá os judeus de fazerem qualquer sacrifício ou oferta; posteriormente, como cúmulo das suas terríveis acções, o inimigo profanará completamente o santuário de Deus. Mas quando chegar o tempo determinado nos planos de Deus, o julgamento do Senhor será derramado sobre esse assolador visão de Daniel de um homem."
Não se pode deixar de enfatizar que o anticristo também surgirá ANTES da Tribulação, conforme 2 Tessalonicenses 2:3-12:
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.” - 2 Tessalonicenses 2:3-12
Por causa dos falsos milagres que o anticristo realizará, muitos infelizmente acreditarão nele como sendo o messias, rejeitando a Jesus, o verdadeiro Messias. Mais adiante, estudaremos o perfil do anticristo.

O ARREBATAMENTO E A VINDA GLORIOSA DE CRISTO SÃO DOIS EVENTOS DISTINTOS

ARREBATAMENTO E APARECIMENTO GLORIOSO DE CRISTO: DOIS EVENTOS DISTINTOS

Como foi citado antes, o Arrebatamento constitui a primeira fase da segunda vinda de Jesus e o Aparecimento Glorioso constitui a segunda fase. No livro “Estamos vivendo os últimos dias?”, Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins oferecem uma tabela comparativa entre as duas fases da vinda de Cristo (veja abaixo), clarificando que são eventos diferentes. O primeiro, acontece antes da Tribulação, ao passo que o segundo acontece depois.
O ponto importante é: no Arrebatamento, somente os crentes verão a Jesus, e no Aparecimento Glorioso, TODOS o verão (crentes e não-crentes).
O que acontecerá no Arrebatamento:
  1. O próprio Senhor descerá da casa de seu Pai, onde Ele está preparando um lugar para nós (João 14:1-3 e 1 Tessalonicenses 4:16). Ele virá novamente para receber-nos para si mesmo (João 14:1-3)
  2. Ele ressuscitará aqueles que dormem nele (crentes mortos que não precederemos; 1 Tessalonicenses 4:14-15)
  3. O Senhor dará a ordem enquanto desce (1 Tessalonicenses 4:16)
  4. Tudo isto tem lugar “num abrir e fechar de olhos” (1 Coríntios 15:52)
  5. Ouviremos a voz do arcanjo (1 Tessalonicenses 4:16)
  6. Ouviremos também a trombeta de Deus (1 Tessalonicenses 4:16), a sua última trombeta para a Igreja.
  7. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Tessalonicenses 4:16-17)
  8. Então nós, os que estivermos vivos e permanecermos, seremos transformados, feitos incorruptíveis, com nosso corpo “imortal” (1 Coríntios 15:51-53)
  9. Então seremos arrebatados juntos (1 Tessalonicenses 4:17)
  10. Com eles nas nuvens, onde crentes mortos (ressuscitados) e vivos terão uma esplendorosa reunião; (1 Tessalonicenses 4:17)
  11. Para encontrar o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17)
  12. “Voltarei e vos receberei para mim mesmo”. Jesus nos leva para a casa do Pai, “para que, onde estou, estejais vós também” (João 14:13)
  13. “Assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17)
  14. O tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Após a chamada dos crentes, Cristo julgará todas as coisas (Romanos 14:10 e 2 Coríntios 5:10).
  15. O tribunal é descrito detalhadamente em 1 Coríntios 3:11-15. Preparação para o item 17 
  16. Bodas do Cordeiro. Cristo encontra sua noiva, a Igreja. Neste meio tempo, o mundo enfrentará a tribulação, precedente da ira de Deus (Mateus 24:21)
O que acontecerá no Aparecimento Glorioso de Cristo:
  1. Imediatamente após a Tribulação (Mateus 24:29)
  2. Fenômeno cósmico no sol, na lua e nas estrelas (Mateus 24:29)
  3. O céu se abre, Cristo aparece sobre um cavalo branco (Apocalipse 19:11)
  4. Seguido por exércitos do céu (Apocalipse 19:14)
  5. Sinal do Filho do Homem no céu, visto por todos (Mateus 24:30) 
  6. Vindo em poder e grande glória (Mateus 24:30)
  7. Os descrentes lamentam por não estarem preparados (Mateus 24:30) 
  8. A besta (anticristo) e seus exércitos confrontam Cristo (Apocalipse 19:19)
  9. Cristo lança a besta e o falso profeta no lago de fogo (Apocalipse 19:20)
  10. Os que rejeitaram a Cristo são mortos (Apocalipse 19:21)
  11. Satanás é lançado no abismo por mil anos (Apocalipse 20:1-3)
  12. Ressurreição dos santos do Velho Testamento e da Tribulação (Mateus 24:31; Apocalipse 20:4)
  13. Cristo julga as nações e estabelece seu reino (Mateus 25)

O ARREBATAMENTO

ETAPAS DO MINISTÉRIO FUTURO DE JESUS CRISTO

  1. O Arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 4:16-17)
  2. O Tribunal de Cristo – Bema (2 Coríntios 5:10)
  3. O Casamento do Cordeiro com Sua Noiva – As Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7-9)
  4. O Aparecimento Glorioso – Epifaino (Apocalipse 19)
  5. A Salvação de Israel (Jesus a prediz em Mateus 24:22-31)
  6. A prisão de Satanás por mil anos (Apocalipse 20:1-3)
  7. O Reino Milenar (Apocalipse 20:10 e Isaías 60-66)
  8. O Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15)
  9. O Reino Eterno (Apocalipse 21-22)

O QUE É O ARREBATAMENTO?

O Arrebatamento constitui a primeira etapa da Segunda Vinda de Jesus Cristo (ver linha do tempo). O Arrebatamento é claramente explicado por Paulo em 1 Tessalonicenses 4:13-18:
  1. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem [quando morreram], para que não vos entristeçais[por eles], como os demais, que não têm esperança [além da sepultura].
  2. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem [quando morreram], Deus os tornará a trazer com ele.
  3. Dizemo-vos, pois, isto, pela [própria] palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos [diante da presença Dele] os que dormem [quando morreram Nele].
  4. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
  5. Depois nós, os que ficarmos vivos [na terra], seremos arrebatados juntamente com eles [os que ressuscitaram] nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre (pela eternidade das eternidades) com o Senhor.
  6. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Portanto o Arrebatamento consiste no encontro da igreja (a noiva) com Jesus (o noivo) nos ares. É o momento em que Jesus busca a sua igreja. Todos que Nele crêem serão arrebatados, ou seja, desaparecerão da terra para viverem com Ele nos céus até a segunda etapa da sua segunda vinda: o Aparecimento Glorioso.
Analisando a passagem de 1 Tessalonicenses 4:13-18, é possível dividirmos o Arrebatamento em 5 eventos:
  • O Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus (verso 16);
  • Os mortos ressuscitarão primeiro (verso 16);
  • Depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens (verso 17);
  • Para o encontro do Senhor nos ares (verso 17);
  • E estaremos para sempre com o Senhor (verso 17).
É importante ressaltar, que estaremos sempre com o Senhor. Mas estaremos com Ele aqui também na terra, quando o Senhor virá com todos os seus santos para seu governo milenar de paz, logo após seu Aparecimento Glorioso. Esses temas serão discutidos mais adiante neste livro.
Outra característica importante é que o Arrebatamento acontecerá muito rapidamente, num piscar de olhos, conforme definido em 1 Coríntios 15:51-52:
"Eis aqui vos digo um mistério (uma verdade secreta, um evento decretado pelo propósito oculto ou conselho de Deus): Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante [o som da] a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos [em Cristo] ressuscitarão incorruptíveis (livres e imunes da queda), e nós seremos transformados."
Em Tito 2:13, Paulo define o Arrebatamento também com a expressão "Bem-aventurada Esperança" ou "Bem-aventudada Esperança":
"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;"

DORMIR OU MORRER?

Existe uma observação que deve ser aqui comentada. O versículo 15 afirma que de modo algum precederemos os que já dormem. O termodormir aqui referenciado tem causado algumas confusões ao se estudar o Arrebatamento. As confusões se resumem nas seguintes perguntas:
  • Quando morremos, nós dormimos até a volta de Jesus?
  • Então, o nosso espírito não se encontra com Jesus imediatamente depois que morremos?
Imediatamente após morrermos, nosso espírito se encontrará diante de Deus Pai para o juízo sobre nossas obras:
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” - Hebreus 9:27
Significa que, se morrermos antes do Arrebatamento, não permaneceremos dormindo até que Jesus nos arrebate. No Arrebatamento ocorre uma ressurreição dos mortos em Cristo (verso 16) e depois nós, os vivos que já aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador em nossas vidas, seremos também levados aos ares para o encontro com Ele. Neste “piscar de olhos”, todos receberemos um corpo glorificado e conseqüentemente a vida eterna neste momento. R.R. Soares, em seu livro Morte: Para onde iremos? mostra um estudo detalhado do que acontece após a morte aqui na Terra, de acordo com a Palavra de Deus.
Jesus foi o primeiro, entre todos, a receber esse corpo já glorificado, no momento de sua ressurreição. Agora seremos nós, no momento em que nos juntaremos a Ele para sempre. Aleluia!
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” - Romanos 8:29
Receberemos um corpo incorruptível, que não ficará mais cansado ou fadigado com os dias. É sobre esse corpo que Isaías comenta em Isaías 40:29-31:
“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” - Isaías 40:29-31

QUEM SOBE NO ARREBATAMENTO?

Salmos 24:3-4 retrata muito bem quais serão os que subirão para se encontrar com Cristo nas alturas:
“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.” - Salmos 24:3-4
Em resumo, ser puro de coração é ser autêntico, ser fiel a Deus, amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Parece simples, mas é muito mais profundo do que se imagina. Muitos buscam a Deus somente para resolverem seus problemas pessoais, ou seja, não ficam no centro da vontade de Deus, mas querem que Deus esteja no centro de seus problemas para resolvê-los. Amar a Deus requere temor a Deus, respeito a Deus, reconhecimento de que Deus é quem nos controla.
Davi era homem segundo coração de Deus. Não era perfeito, mas tinha o coração alinhado com o coração de Deus. Davi pecou – matou, adulterou – mas verdadeiramente reconheceu seu erro e de maneira sincera pediu perdão ao Pai, que continuou o considerando como homem segundo Seu coração. É isso que Deus quer de nós – nossa sinceridade e autenticidade tanto com Ele como com o próximo. Isso é coração puro.
Sobre ser limpo de mãos: com nossas mãos fazemos tudo, toda e qualquer obra, seja boa ou má, seja autêntica ou falsa. A Bíblia diz que maldito aquele que faz a obra de Deus com negligência, com desleixo, com relaxo. Quantas ovelhas e líderes centram a Igreja em si mesmos, e não em Jesus Cristo? Quantos querem aparecer, crescer, se exibir, enquanto que João 3:30 diz que temos que diminuir e Jesus crescer? Tudo isso é distorção, contaminação que o inimigo lança sobre o Corpo de Cristo, provocando feridas. E mostrar as feridas nunca é bom. Mas a ferida tem que ser exposta para que o Corpo seja curado e restaurado.
Quantas vezes já escutamos que fazer negócio comercial com crentes é perigoso, pois nunca pagam! É muito triste saber que os crentes se encontram entre os mais inadimplentes no Brasil. Muitos se limitam a dizer: “Ah! É irmão... está tudo bem...” e fica por isso mesmo. É desleixo.
Muitos crentes, para a vida secular, para o interesse próprio, fazem o melhor. Quando é para Deus, qualquer coisa serve... está bom de qualquer jeito – relaxo, negligência. O crente precisa mudar de postura urgentemente, senão corre o risco de não subir no dia do Arrebatamento. Gênesis 17:1 diz:
“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” - Gênesis 17:1
Ou seja, para seguir a Deus, não é de qualquer jeito, mas em obediência e santidade – isso é o que Deus quer de nós: “...anda em minha presença, e sê perfeito”.