RELIGIÃO, ESCATOLOGIA, PREGAÇÕES, FILMES, TUDO GOSPEL, ESTUDOS, BÍLICOS, TV, RÁDIO, GOSPEL, ASSISTIR, ONLINE, GRATIS, PASTOR, IGREJA, EVANGELICA, IEPAUT, Devaldo Lemos da Costa, devaldocosta@outlook.com

terça-feira, 24 de julho de 2012

Até a Bíblia aceita os livros apócrifos?


Até a Bíblia aceita os livros apócrifos?

Muita gente não aceita os livros apócrifos mas existem trechos da Bíblia que foram retirados deles:

''O arcanjo Miguel, quando discutia com o diabo na disputa pelo corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um juízo de blasfêmia, mas disse-lhe: 'Que o Senhor te repreenda'" (Judas 1,9 - Foi retirado do apócrifo Assunção de Moisés)

"É deles que Henoc, o sétimo patriarca desde Adão, profetizou dizendo: 'Eis que vem o Senhor com suas santas miríades, para exercer um juízo contra todos os ímpios por causa das impiedades que praticaram e por todas as palavras duras que os ímpios pecadores falaram contra Ele" (Judas 1,14-15- Foi retirado do apócrifo Livro de Henoc)

Detalhes Adicionais

Muitos aceitam tudo na bíblia, mas quando ela menciona apócrifos elas não acreditam.
2 anos atrás

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Verdade mesmo, eles formam um conjunto coeso. Na própria Bíblia enxuta há várias menções à eles.

Você sabia que a pugna entre fariseus e saduceus começa a partir de eventos narrados no livro de Macabeus? É ali que os judeus passam a considerar o paraíso prometido não aqui na Terra mas no Céu. As constantes perseguições helenicas mostraram à eles que mesmo seguindo a lei não estavam garantidos em segurança aqui na Terra.

Essa citação de Judas se refere justamente à isso: se formos considerar toda a coleção o Novo Testamento deveria começar pelo livro de Henoc.

Essa "limpeza" dos livros considerados apócrifos foi mais intensa após a Reforma. Lutero e Cia. resolveram enfatizaqr os elementos judaicos do cristianismo, eliminar os elementos latinos e atenuar os elementos gregos.

Mas na verdades os ditos livros inspirados foram assim escolhidos pelo fato de terem sido escrito em hebraico.

Só que para voce tenha uma idéia o livro de Eclesiástico, considerado apócrifo por estar escrito em grego na forma original. Depois descobriram que havia um outro em hebraico.
  • 1 pessoa avaliou como boa
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
É mesmo, os apócrifos são mencionados na bíblia, e alguns foram retirados depois. Valeu aos outros.
Outras Respostas (12)
  • A igreja achou por bem retirar os livros pócrifos de entre os canônicos no século IV, por várias razões obvias e que com certeza iam contra os principios cristão. Logo se existe coerencia nos versículos citados na justificativa de sua pergunta com as demais, há lógica pois pessoas que não aceitam as decisoes sagradas é por que ainda não foi recebeu a graça de ser iluminada, além do mais a orientação bíblia é para que examinem as Escrituras por é delas vem a vida eterna, Paulo diz: para examinarmos tudo e reter o bem.

    È perigoso questionar as escrituras, parece ser afronta ou blasfemia contra Deus.
    As Escrituras são inerrante, infalível e divinamente inspirada.
    Deus criou o homem com o propósito de ser ser adorado por ele, e que os seres humanos se sujeitasse a obediencia. No entanto se fosse acrescentar todos os apócrifos na bíblia, não seria possível... Pois são inúmeros, não apenas 3 ou 5 e as decisões das lideranças eclesiásticas instituídas por Deus precisam ser respeitadas.

    Fonte(s):

    coleção história da igreja- Drenher
    Bíblia Sagrada Tompson
    DIT- Dicionário Inernacional de Teologia do Antigo e Novo Testamento
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Desconheço essa informação. Mas já pensou que o contrário pode ser o verdadeiro? Sendo assim, os livros apócrifos é quem levaram para sí trechos do cannôn, ou ao menos embasaram-se em outros livros para que fossem ecritos. Aliás, os livros apócrifos são estudados, porém, não possuem o valor teológico que a bíblia possui.

    Abraços
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • a bíblia foi reunida no concílio de niceia com a ajuda de constantino o imperador, o que se queria na época era criar a imagem da religião católica definir seus preceitos, o que não servia para endossar a imagem que queriam foi queimado, e apenas alguns restaram e são considerados heresias. Sou católica mas esclarecida! leio sobre a história da minha religião.

    Fonte(s):

    livros de religião sérios
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Bíblia nem sempre apresentou a mesma forma de hoje em dia; Ao longo do tempo, sucessivos concílios eliminavam ou incluiam livros; Vários textos, chamados hoje de "apócrifos", figuravam anteriormente na Bíblia.

    No inicio do cristianismo os evangelhos chegaram ao número de 315 livros diferentes; No Concílio de Nicéia, todos esses livros foram banidos, exeto os 4 evangelhos presentes na Bíblia atualmente.

    Muitos livros que tornaram-se apócrifos apartir do concílio de Nicéia cairam no esquecimento. Contudo, em 1947, nas cavernas de Qumran próximo ao Mar Morto, vários livros usados pelos primeiros Cristãos foram encontrados.

    Em 325 dc é realizado o Concílio de Nicéia, (província de Anatólia, Turquia). Primeiro Concílio Ecumênico da Igreja. Trezentos Bispos se reúnem, convocados pelo Imperador Romano Constantino. Esse concílio estabeleceu o Novo Testamento, com exeção do apocalipse que foi declarado apócrifo, sendo incorporado ao cânon no concílio de Cartago (África), no ano 397 D.C.
    O cânon do Velho Testamento só foi definitivamente estabelecido após a reforma protestante de 1517 d.c. (versão protestante), e pela contra reforma, no concílio de Trento de 1545 d.c. (versão católica)
    • 2 pessoas avaliaram como boa
  • Amigo,

    É por isso que eu isisto em afirmar. "Não levem a Biblia ao pé da letra!".
    Eu creio que ela é inspirada por Deus, e cehia de sabedoria.
    Mas sabemos que ela foi escrita e EDITADA por homens, e os homens que podem como quais quer outros errar. O que está ou não em nossas Biblias modernas é fruto de interesses antigos de Cosntantino. Quem sabe o que mais se perdeu?
    Em um contexto como esse, por que nós atermos as miudezas e nos preocupando com versículos que dizem issou ou aquilo... Quando a grandem mensagem é simples: AME A SEU PROXIMO!
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • .


    Os apócrifos estão contidos na Bíblia católica originalmente e exclusivamente. Portanto, os livros apócrifos, que são livros NÃO INSPIRADOS POR DEUS, nunca foram retirados do CÂNON SAGRADO, constituido de 66 livros inspirados.


    .
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • JA PENSOU QUE O CRISTIANISMO E UM MERO INSTRUMENTO DE REGULAÇAO SOCIAL?

    QUANTAS COISAS VC JA ABDICOU EM RAZAO DE SUA CRENÇA. QUANTAS VEZES VC TEVE VONTADE DE FAZER UM DETERMINADO ATO E NAO FEZ PORQUE A RELIGIAO LHE IMPOS QUE AQUILO ERA PECADO. COM ISSO, A MESMA VAI IMPODO REGRAS DE CONDUTA NAS PESSOAS VISANDO UMA SOCIEDADE CONSERVADORA, ONDE ESSES VALORES PREVALEÇA E NAO SEJA ALTERADO. ASSIM ELES VAO MANTENDO ( OU TENTANDO MANTER) UMA SOCIEDADE MAIS HARMONICA, ONDE O PODER COESIVO DO INFERNO SEJA MOTIVO DE REPRESAO QUANDO O INDIVIDUO FOR FAZER ALGO QUE A SUA DOUTRINA O JULGA PECADO OU COISA DO DEMONIO.


    " A RELIGIAO E O OPIO DO POVO"
    KARL MARX.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • este termo é usado, principalmente para designar os documentos do início da era Cristã, que abordam também a vida e os ensinamentos de Jesus, mas não foram inclusos na Bíblia Sagrada por serem considerados ilegítimos.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Os livros apócrifos foram escritos no período intertestamentário, onde não houve nenhuma revelação da parte de DEUS a humanidade, portanto não são de inspiração divina!!!
  • A letra mata.
    Amigo relex. . .Esquenta não.
  • O papel aceita qualquer porcaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário