RELIGIÃO, ESCATOLOGIA, PREGAÇÕES, FILMES, TUDO GOSPEL, ESTUDOS, BÍLICOS, TV, RÁDIO, GOSPEL, ASSISTIR, ONLINE, GRATIS, PASTOR, IGREJA, EVANGELICA, IEPAUT, Devaldo Lemos da Costa, devaldocosta@outlook.com

terça-feira, 24 de julho de 2012

Apócrifos: Quais são os que a bíblia cita e em qual versículo? Quais são os demais apócrifos fora da bíblia?


Apócrifos: Quais são os que a bíblia cita e em qual versículo? Quais são os demais apócrifos fora da bíblia?

Eu me lembro que a própria bíblia cita o "Livro de Enoque" e o "Livro dos Gigantes".
Mas não me recordo em qual parte da bíblia!
Qual parte está? Tem mais algum?
E os que não são citados na bíblia, quais são?

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Olá!
Sua pergunta é interessante.
Não fiz uma pesquisa cabal (falta de tempo).
Existiam realmente outros livros (sempre tem gente que gosta de narrar fatos) que são mencionados na Bíblia, mas que não foram 'inspirados por Deus'. Eis alguns:
Livro das guerras de Javé: ¨Por isso se diz no Livro das guerras de Javé: ´Assim como fez no Mar Vermelho, assim fará nas torrentes do Arnon. Os rochedos das torrentes se inclinaram, para descansar em Ar, e repousarem sobre os confins dos moabitas¨ (Num. 21,14 - 15).
Livro do Justo: ¨Foi então que Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus aos filhos de Israel. Disse Josué na presença de Israel: ´Sol, detém-te em Gabaão, e tu, lua, no vale de Ajalão!´ E o sol e a lua pararam até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro do Justo? Parou pois o sol no meio do céu, e não se apressou a pôr-se durante o espaço de um dia¨ (Jos. 10,12 - 13). "E (Davi) ordenou que ensinassem aos filhos de Judá o (cântico chamado do) arco, conforme está escrito no Livro do Justo. E disse: ´Considera, ó Israel, os que morreram sobre os teus altos, cobertos de feridas" (2Sam. 1,18).
Provérbios e cânticos de Salomão: ¨Proferiu ele (Salomão) três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu acerca das plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede. Também falou dos animais e das aves, e dos répteis, e dos peixes¨ (1 Rs. 4,32 - 33).
Livro dos atos de Salomão: ¨Quanto aos demais atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no Livro dos Atos de Salomão?¨ (1 Rs. 11,41).
Livro das crônicas dos reis de Israel: ¨Quanto ao restante dos atos de Jeroboão, como guerreou e como reinou, está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Israel¨ (1Rs. 14,19).
Livro das crônicas dos reis de Judá: ¨Quanto ao restante dos atos de Roboão, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?¨ (1 Rs. 14,29).
Livro do profeta Natã: ¨Os atos do rei Davi, tanto os primeiros quanto os últimos, estão escritos no livro de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta, e no Livro de Gade, o vidente¨ (1 Cr. 29,29).
¨Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?¨ (2 Cr. 9,29).
Livro de Samuel, o vidente: ¨Os atos do rei Davi, tanto os primeiros quanto os últimos, estão escritos no livro de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta, e no Livro de Gade, o vidente¨ (1 Cr. 29,29).
Livro de Aías, o Silonita: ¨Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?¨ (2Cr. 9,29).
Livro de Ado, o Vidente: ¨Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?¨ (2Cr. 9,29).
¨Quanto ao resto dos atos de Roboão, dos primeiros aos últimos, está escrito nos livros de Semaias, o profeta, e de Ado, o vidente, e diligentemente registrado: ´houve guerra entre Roboão e Jeroboão durante todos os seus dias" (2 Cr. 12,15)
¨Quanto ao resto dos atos de Abias, seu caráter e obras, está diligentemente escrito no Livro de Ado, o profeta¨ (2 Cr. 13,22)
Livros de Semaias, o profeta: ¨Quanto ao resto dos atos de Roboão, dos primeiros aos últimos, está escrito nos livros de Semaias, o profeta, e de Ado, o vidente, e diligentemente registrado: ´houve guerra entre Roboão e Jeroboão durante todos os seus dias¨ (2 Cr. 12,15).
Livro dos reis de Judá e Israel: ¨Mas os feitos de Asa, dos primeiros aos últimos, estão escritos no Livro dos Reis de Judá e Israel¨ (2 Cr. 16,11).
Livro dos reis de Israel e Judá: ¨Quanto ao resto dos atos de Joatão, e todas as suas guerras e obras, estão escritos no Livro dos Reis de Israel e Judᨠ(2 Cr. 27,7)
Livro dos reis: ¨O relato dos seus filhos, as muitas sentenças proferidas contra ele e o registro da restauração da casa de Deus, estão escritos diligentemente no Livro dos Reis. E Amasias, seu filho, reinou em seu lugar¨ (2 Cr. 24,27).
Anais dos reis de Israel: ¨Mas o resto dos atos de Manassés, sua oração ao seu Deus e as palavras dos videntes que falaram-lhe em nome do Senhor Deus de Israel, estão contidas nos Anais dos Reis de Israel¨ (2 Cr. 33,18)
Comentários de Jeú, filho de Hanani: ¨Mas o resto dos atos de Josafá, dos primeiros aos últimos, estão escritos nos comentários de Jeú, filho de Hanani, que observou nos Livros dos Reis de Israel¨ (2 Cr. 20,34)
A história de Osias, por Isaías, filho de Amós, o profeta: Mas o resto dos atos de Ozias, dos primeiros aos últimos, foi escrit
  • 1 pessoa avaliou como boa
Avaliação do autor da pergunta:
5 de 5
Comentário do autor da pergunta:
Excelente!

Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas

 

Outras Respostas (3)

  • São 22 evangelhos apócrifos.
    Aqui estão eles. É só baixar.

    http://www.4shared.com/file/32156951/6b9… 
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • Existe uma coleção de seis volumes, com os textos apócrifos. Chama-se APÓCRIFOS - OS PROSCRITOS DA BÍBLIA. Você a encontra na Livraria Siciliana, ou no site da Estante Virtual.
    • 1 pessoa avaliou como boa
  • srsr tem um monte

    para vc er uma idéia.....existiam mais de 300 evangélhos e Em 325 d.C., deu-se o famoso Concílio de Nicéia a escolha de apenas 4
    • 3 anos atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário