ELIAS E ELISEU: UM MINISTÉRIO DE PODER PARA TODA A IGREJA
(LIÇÕES BÍBLICAS 1º TRIMESTRE/2013)
Elias, o Tisbita
TEXTO ÁUREO
"E ele lhes
disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas
palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos
cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita"
(2 Rs 1.7,8).
VERDADE PRÁTICA
A vida de Elias é uma história de fé e coragem. Ela
revela como Deus soberanamente escolhe pessoas simples para torná-las gigantes
espirituais.
HINOS SUGERIDOS 84, 336, 340
LEITURA DIÁRIA
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Segunda – 1 Rs 18.36
O Deus de Elias
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S
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Terça – 1 Rs 18.41-45
A fé de Elias
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T
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Quarta – 1 Rs 17.1
A vocação de Elias
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Q
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Quinta – 2 Rs 9.35,36
A natureza do ministério de Elias
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Q
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Sexta – 1 Rs 18.18
A função social do profeta Elias
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S
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Sábado – Mt 17.10-13
O lugar de Elias nas Escrituras
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S
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I Reis 17:1-7
1 - ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a
Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos
nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2 - Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
3 - Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao
ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4 - E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos
corvos que ali te sustentem.
5 - Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e
habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também
pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
INTRODUÇÃO
1. Sua terra e
sua gente. O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com
uma declaração sobre a sua terra e seu povo: "Então, Elias, o tisbita, dos
moradores de Gileade" (1 Rs 17.1).
Estas palavras põem no cenário bíblico uma das maiores figuras do movimento
profético. Elias era de Tisbe, um lugarejo situado na região de Gileade e a
leste do rio Jordão. Esse lugar não aparece em outras passagens bíblicas, mas é
citado somente no contexto do profeta Elias (1
Rs 21.17; 2 Rs 1.3,8; 9.36).
Elias se tornou muito maior do que o meio no qual vivia. Na verdade, não foi
Tisbe que deu nome a Elias, mas foi Elias que colocou Tisbe no mapa! Davi,
Pedro, Paulo, também construíram uma história cheia de sentido e significância.
Todos nós deveríamos imitá-los e viver de tal modo que a nossa história se
tornasse um testemunho para a posteridade.
2. Sua fé e seu
Deus. O nome do profeta Elias já revela algo de sua identidade,
pois significa Javé é o meu Deus ou ainda Javé é Deus. Elias era um israelita e
como tal professava sua fé no Deus verdadeiro que através da história havia se
revelado ao seu povo. Com o desenrolar dos fatos vemos o profeta afirmando essa
verdade. Por exemplo, quando desafiava os profetas de Baal, Elias orou: "Ó
Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus
em Israel, e que eu sou teu servo" (1 Rs
18.36). Deus era o Senhor dos patriarcas; da nação de Israel e Elias
era um servo dEle! Deus era o Senhor de Abraão, um dos maiores personagens da
história bíblica, mas Elias estava consciente de que Ele também era o seu
Deus!Assim como Elias, o crente deve saber de forma precisa quem é seu Deus
para que dessa forma possa ter uma fé
viva e não vacilante.
SINÓPSE DO TÓPICO (1)
Elias
era oriundo de Tisbe, lugarejo a leste do Rio Jordão. Seu nome significa
"Javé é o meu Deus".
II. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS
1. Sua vocação e
chamada. A vocação e chamada de Elias foram divinas da mesma
forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos. Esse
fato é logo percebido quando vemos o profeta Elias colocar Deus como a fonte por
trás de suas enunciações proféticas: "Vive o Senhor, Deus de Israel,
perante cuja face estou" (1 Rs 17.1).
Em outra passagem bíblica Elias diz que suas ações obedeciam diretamente a uma
determinação divina (1 Rs 18.36).
Somente um profeta chamado diretamente pelo Senhor poderia falar dessa forma.
De uma forma geral todo cristão foi chamado para a salvação, porém, alguns
foram chamados para tarefas especiais. É a nossa vocação e chamada quem nos
habilita para a obra do Senhor.
2. A natureza do
seu ministério. A natureza divina e, portanto, sobrenatural do
ministério do profeta Elias é atestada pela inspiração e autoridade que o
acompanhavam. A história do profeta Elias é uma história de milagres. É uma
história de intervenções divinas no reino do Norte. Encontramos por toda parte
nos livros de Reis as marcas da inspiração profética no ministério de Elias.
Isso é facilmente confirmado pelo escritor bíblico quando se refere à morte de
Jezabel (2 Rs 9.35,36). Assim como Elias predisse, aconteceu!
Elias possuía inspiração e autoridade espiritual. De nada adianta possuir um
ministério marcado pela popularidade e fama se ele é carente de autoridade e
poder divino.
SINÓPSE DO TÓPICO (2)
A inspiração e a autoridade encontradas em Elias
denotam a natureza divina do seu ministério.
1. Buscando a
justiça. Na história do profetismo bíblico observamos a ação
dos profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o
primeiro a atuar dessa forma. Na verdade as ações dos profetas revelam uma luta
incansável não somente em busca do bem-estar espiritual, mas também social do
povo de Deus. Quando um monarca como o rei Acabe se afastava de Deus, as
consequências poderiam logo ser percebidas na opressão do povo. A morte de
Nabote, por exemplo, revela esse fato de uma forma muito clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e
denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!
2. A restauração
do culto. Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de
guias políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era
reto diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). A religião, portanto, era uma
grande caixa de ressonância das ações dos reis hebreus. Nos dias do profeta
Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel sofreram oposição ferrenha do
profeta porque elas estavam pulverizando o verdadeiro culto (1 Rs 19.10). Em um diálogo que teve com Deus,
Elias afirma que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus
verdadeiro e em seu lugar levantado outros altares para adoração aos deuses
pagãos. Como profeta de Deus coube a Elias a missão de restaurar o altar do
Senhor que estava em ruínas (1 Rs 18.30).
SINÓPSE DO TÓPICO (3)
Elias denunciou
que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Senhor.
1. No Antigo
Testamento. Até aqui vimos que os dois livros de Reis e uma
porção do livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético
de Elias. O Antigo Testamento mostra que
com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia. Foi
Elias quem abriu caminho para outros profetas que vieram depois. Mas Elias não
possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também
era escatológico. Malaquias predisse o aparecimento de um profeta como Elias antes
"do grande e terrível dia do Senhor" (Ml
4.5).
2. No Novo Testamento. Em o
Novo Testamento encontramos vários textos associados à pessoa e ao ministério
do profeta Elias. Jesus identifica João, o batista, como aquele que viria no
espírito e poder de Elias (Lc 1.17; Mt 17.10-13). No monte da transfiguração, o
evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o Salvador acerca da sua
"partida" (Mt 17.3; Lc 9.30,31).
Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe como exemplo a
visita que Elias fizera à viúva de Sarepta (Lc
4.24-26). No judaísmo dos tempos de Jesus, Elias era uma figura bem
popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que
Jesus seria o Elias redivivo (Mt 16.14;
Mc 6.15; 8.28).
Com Elias, o
Antigo Testamento destaca o desenvolvimento da tradição profética no regime
monárquico.
Os comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17-22 do livro de 1 Reis, que cobrem o período
do reinado de Acabe, mostram que o declínio religioso termina com
arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a mensagem
profética de Elias visava primeiramente a produção de arrependimento e não a
manifestação da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se arrepende e
o Senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós
revelada na história do profeta Elias: a graça de Deus é maior do que o pecado
e suas consequências. Fomos alcançados
por essa graça!
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI
Subsídio Sociológico
"A Profecia entre os Hebreus
Dos nomes hebreus aplicados aos profetas como
representantes de um movimento espiritual em Israel, o termo nabhi' foi, sem
dúvida alguma, o mais largamente usado. Originalmente pensava-se que era
derivado de uma raiz indicando um 'orador', mas agora é sabido que seu
significado básico é 'chamar'. O nabhi' era, portanto, um indivíduo que tinha
sido chamado por Deus para algum propósito específico, e que assim mantinha
um relacionamento espiritual em particular com Ele. O profeta era
essencialmente uma figura carismática, autorizado a falar aos israelitas em
nome do seu Deus. Antes da época de Samuel, tais indivíduos eram geralmente
designados como um 'homem de Deus', e na mesma época de Saul e Davi essa
expressão era aparentemente sinônimo de nabhi'. As declarações dos
profetas hebreus eram consequência direta de seu relacionamento espiritual
com Deus, e, em essência, abrangiam variações sobre temas teológicos e da
aliança cultuados na Lei. De fato, não há uma única doutrina profética que já
não tenha sido apresentada, ao menos na forma embrionária, na Tora; deste
modo, os profetas podem ser considerados comentadores além de pioneiros
doutrinários" (HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um
Contexto Social, Político e Cultural. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010,
p.218).
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VOCABULÁRIO
Carismática:
Relativo a quem tem carisma. Força divina conferida a uma pessoa.
Recôndito: Oculto,
escondido.
Eclesiástica: Pertencente ou relativo à Igreja; eclesial.
Eclesiástica: Pertencente ou relativo à Igreja; eclesial.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK,
Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
DEVER,
Mark. A Mensagem do Antigo Testamento: Uma Exposição Teológica e
Homilética. 1. ed. Rio de Janeiro: 2008.
SAIBA MAIS
Revista
Ensinador Cristão
CPAD,
nº 53, p.37.
EXERCÍCIOS
1.
Qual o significado do nome Elias?
R. Javé é Deus.
2. Que fatos autenticam o ministério profético de Elias?
R. A inspiração e autoridade espiritual.
3. Descreva a atuação de Elias durante a monarquia na qual viveu.
R. Elias combateu a injustiça e buscou a restauração do culto.
4. Que fatos podem ser destacados
sobre o ministério de Elias no Antigo Testamento?
R. Elias possuía um ministério de cunho social, profético e
escatológico.
5.. Cite pelo menos três
referências bíblicas sobre Elias em o Novo Testamento
R. Mateus 16.14; Marcos 6.15 e Lucas
1.17.
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Thanks in favoг of sharing suсh a pleasаnt opinion, paragraρh is niсe, thаts whу i have rеaԁ it entirеly
ResponderExcluirLook into my web page :: amorprocuro