TEXTO ÁUREO
“Assim também a fé, se não tiver as
obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17).
VERDADE PRÁTICA
A nossa fé tem de produzir frutos verdadeiros de amor, do contrário,
ela se apresenta falsa.
RESUMO DA LIÇÃO 01
TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS
I - AUTORIA,
LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS (Tg 1.1)
1.
Autoria.
2.
Local e data.
3.
Destinatário.
II - O
PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1.
Orientar.
2.
Consolar.
3.
Fortalecer.
III -
ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
1.
Num tempo de superficialidade espiritual.
2.
Num tempo de confusão entre “salvação pela fé” ou “salvação pelas obras”.
3.
Uma fé posta em prática.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tiago 2.14-26
14 - Meus irmãos, que aproveita
se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode
salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã
estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
16 - e algum de vós lhes
disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 - Assim também a fé, se não
tiver as obras, é morta em si mesma.
18 - Mas dirá alguém: Tu tens a
fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te
mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 - Tu crês que há um só Deus?
Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem.
20 - Mas, ó homem vão, queres
tu saber que a fé sem as obras é morta?
21 - Porventura Abraão, o nosso
pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho
Isaque?
22 - Bem vês que a fé cooperou
com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,
23 - e cumpriu-se a Escritura,
que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi
chamado o amigo de Deus.
24 - Vedes, então, que o homem
é justificado pelas obras e não somente pela fé.
25 - E de igual modo Raabe, a
meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários
e os despediu por outro caminho?
26 - Porque, assim como o corpo
sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
INTERAÇÃO
“Fé e obras:
Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica” é o tema deste trimestre!
Portanto,
estudaremos a Epístola de Tiago.
O
comentarista é o pastor Eliezer de Lira e Silva, conferencista de Escolas
Bíblicas e diretor do projeto missionário Ide Ensinai em Moçambique, África.
Ao ler a
Epístola Universal de Tiago chegamos à conclusão de que o Evangelho não admite
uma vida cristã acompanhada de um discurso desassociado da prática.
A nossa fé
deve ser confirmada através das obras.
Caro
professor, de maneira profunda, estude esta epístola, pois, temos um grande
desafio: convencer os nossos alunos de que vale a pena levar estes ensinamentos
até as últimas consequências.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as questões
de autoria, local, data e destinatário da epístola.
Entender o propósito
da epístola.
Destacar a
atualidade da epístola.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para iniciar o estudo da Carta de Tiago sugerimos que
reproduza o esquema abaixo na lousa, ou em cópias, conforme as suas
possibilidades.
O esquema é um esboço da epístola a ser estudada.
Ele vai auxiliar na análise panorâmica da carta.
Neste esquema ainda constam informações como: a estrutura da epístola,
autoria, tema, data e uma consideração preliminar.
Tenha uma boa aula!
ESBOÇO DA CARTA DE TIAGO
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Tiago é
classificada como “epístola universal” porque foi originalmente escrita para
uma comunidade maior que uma igreja local.
A saudação: “Às doze tribos que
andam dispersas” (1.1),juntamente com outras referências (2.19,21), indicam
que a epístola foi escrita inicialmente a cristãos judeus que viviam fora da
Palestina.
É possível
que os destinatários fossem os primeiros convertidos em Jerusalém, que, após a
morte de Estêvão, foram dispersos pela perseguição (At 8.1) até a Fenícia,
Chipre, Antioquia da Síria e além (At 11.19).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
FÉ:
Confiança absoluta em alguém. A primeira das três virtudes teologais:
fé, esperança e amor.
Neste trimestre, estudaremos a mensagem de Deus entregue aos santos
irmãos do primeiro século por intermédio de Tiago, o irmão do Senhor.
Assim pode ser resumida a Epístola universal de Tiago: uma carta de
conselhos práticos para uma vida bem-sucedida e de acordo com a Palavra de
Deus.
A espiritualidade superficial, a ausência de integridade, a carência
de perseverança e a insuficiência da compaixão para com o próximo são
características que permeiam o caminho de muitos crentes dos dias modernos.
O estudo dessa epístola é relevante para os nossos dias, pois
contempla a oportunidade de aperfeiçoarmos o nosso relacionamento com Deus e
com o próximo, levando-nos a compreender que a fé sem as obras é morta (Tg
2.17).
I. AUTORIA, LOCAL, DATA E DESTINATÁRIOS (Tg 1.1)
1. Autoria.
Em primeiro lugar, é preciso destacar o fato de que há, em o Novo
Testamento, a menção de quatro pessoas
com o nome de Tiago:
1º) Tiago, pai de Judas, não o
Iscariotes, (Lc 6.16);
2) Tiago, filho de Zebedeu e
irmão de João (Mt 4.21; 10.2; Mc 1.19, 10.35; Lc 5.10; 6.14; At. 1.13; 12.2);
3º) Tiago, filho de Alfeu, um
dos doze discípulos (Mt 10.3; Mc 3.18; 15.40; Lc 6.15; At 1.13) e, finalmente,
4º) Tiago, o autor da epístola,
que era filho de José e Maria e meio-irmão do nosso Senhor (Mt 1.18,20).
Após firmar os passos na fé e testemunhar a ressurreição do Filho de
Deus, o irmão do Senhor liderou a Igreja em Jerusalém (At 15.13-21) e, mais
tarde, foi considerado apóstolo (Gl 1.19).
Pela riqueza doutrinária da carta, o autor não poderia ser outro
Tiago, senão, o irmão do Senhor e líder da Igreja em Jerusalém.
2. Local e data.
Embora a maioria dos biblistas veja a Palestina, e mais
especificamente Jerusalém, como local mais indicado de produção da epístola,
tal informação é desconhecida.
Sobre a data, tratando-se do período antigo da era cristã, sempre será
aproximada.
Por essa razão, a Bíblia de Estudo Pentecostal data a produção da
carta de Tiago entre os anos 45 a 49 d.C., aproximadamente.
3. Destinatário.
“Às doze tribos que
andam dispersas” (Tg 1.1).
Há muito a estrutura política de Israel perdera a configuração de
divisão em tribos.
Assim, em o Novo Testamento, a expressão “doze tribos” é um recurso
linguístico que faz alusão, de forma figurativa, à nação inteira de Israel (Mt
19.28; At 26.7; Ap 21.12).
Todavia, ao usar a fórmula “doze tribos”, na verdade, Tiago refere-se
aos cristãos dispersos na Palestina e variadas igrejas estabelecidas em outras
regiões, isto é, todo o povo de Deus espalhado pelo mundo.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
O autor da epístola é
Tiago, o meio-irmão de Jesus. A carta foi escrita provavelmente em Jerusalém,
entre os anos 45 e 49 d.C. e dirigida aos cristãos dispersos da Palestina bem
como as igrejas de outras regiões.
II. O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO
1. Orientar.
Em um tempo marcado pela falsa espiritualidade e egoísmo, as
orientações de Tiago são relevantes e pertinentes.
Isso porque a Escritura nos revela o serviço a Deus como a prática
concreta de atitudes e comunhão: guardar-se do sistema mundano (engano,
falsidade, egoísmo, etc.) e amar o próximo.
Assim, através de orientações práticas, Tiago almeja fortalecer e
consolar os cristãos, exortando-os acerca da profundidade da verdadeira, pura e
imaculada religião para com Deus a qual é:
a) visitar os órfãos e as
viúvas nas tribulações;
b) não fazer acepção de pessoas
e
c) guardar-se da corrupção do
mundo (Tg 1.27).
2. Consolar.
Numa cultura onde não se dobrar a César, honrando-o como divindade,
significava rebelião à autoridade maior, os crentes antigos foram
impiedosamente perseguidos, humilhados e mortos.
Entretanto, a despeito de perder emprego, pais, filhos e sofrer
martírios em praças públicas, eles se mantiveram fiéis ao Senhor.
Por isso, a epístola é, ainda hoje, um bálsamo para as igrejas e
crentes perseguidos espalhados pelo mundo (Tg 1.17,18; 5.7-11).
3. Fortalecer.
Além das perseguições cruéis, os crentes eram explorados pelos ricos e
defraudados e afligidos pelos patrões (Tg 5.4).
Apesar de a Palavra de Deus condenar com veemência essa prática
mundana, infelizmente, ela ainda é muito atual (Ml 3.5; Mc 10.19; 1Ts 4.6).
A Epístola de Tiago não foge à tradição profética de condenar tais
abusos, pois, além de expor o juízo divino contra os exploradores, o meio-irmão
do Senhor exorta os santos a não desanimarem na fé, pois há um Deus que
contempla as más atitudes do injusto e certamente cobrará muito caro por isso.
A queda de quem explora o trabalhador não tardará (Tg 5.1-3).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
O propósito geral da epístola de Tiago era orientar,
consolar e fortalecer a Igreja de Cristo que estava sendo perseguida.
III. ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
1.Num tempo de superficialidade espiritual.
Outro propósito da epístola é levar o leitor a um relacionamento mais
íntimo com Deus e com o próximo.
A carta traz diversas citações do Sermão do Monte como prova de que o
autor está em plena concordância com o ensino de Jesus Cristo.
Tiago chama a atenção para a verdade de que se as orientações de Jesus
não forem praticadas, o leitor estará fora da boa, perfeita e agradável vontade
de Deus.
Portanto, a Igreja do Senhor não pode abandonar os conselhos divinos
para desenvolver uma espiritualidade sadia e profunda.
2. Num tempo de confusão entre “salvação pela fé” ou “salvação pelas
obras”.
O leitor desavisado pode pensar que a Epístola de Tiago contradiz o
apóstolo Paulo quanto à doutrina da salvação mediante a fé.
Nos tempos apostólicos, falsos mestres torceram a doutrina da salvação
pela graça proclamada pelo apóstolo dos gentios (2Pe 3.14-16 cf. Rm 5.20—6.4).
Entretanto, a Epístola de Tiago evidencia que não se pode fazer
separação entre a fé e as obras.
Apesar de as obras não garantirem a salvação, a sua manifestação dá
testemunho da experiência salvífica do crente (Ef 2.10; cf. Tg 2.24).
3.Uma fé posta em prática
Muitos dizem ser discípulos de Cristo, mas estão distantes das
virtudes bíblicas.
Estes não evidenciam sua fé por intermédio de suas atitudes.
Os pseudodiscípulos visam os seus interesses particulares e não a
glória de Deus.
Precisamos urgentemente priorizar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt
6.33).
Tiago nos ensina, assim como João Batista (Lc 3.8-14), que precisamos
produzir frutos dignos de arrependimento.
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Num tempo de superficialidade espiritual e de confusão entre
“salvação pela fé” e “salvação pelas obras”, a epístola de Tiago é uma mensagem
atual sobre a fé posta em prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como em toda
a Escritura Sagrada, a Epístola de Tiago é um farol acesso e permanentemente
atual.
Ela nos
alerta contra a mediocridade da vida supostamente cristã e nos exorta a fazer
das Escrituras o nosso pão diário. Jesus Cristo sempre foi zeloso pelo bem
estar do seu rebanho (Jo 10.10).
Em todas as
épocas Ele é o bom pastor que cuida das suas ovelhas (Jo 10.11).
É do
interesse do Mestre que os discípulos vivam em harmonia e amor mútuo, afim de
não trazerem escândalo aos de dentro e, muito menos, aos de fora (1Co 10.32).
E não nos
esqueçamos: A religião pura e imaculada é a fé que se mostra através de nossas
práticas e obras.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.
STAMPS, Donald C (Ed.). Bíblia
de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, 1995.
STRONSTAD, Roger;
ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário
Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2 ed., RJ: CPAD, 2004.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliográfico
“Deve ser observado que existem
resultados mais abençoados e reais quando um indivíduo realmente confia no
Senhor Jesus Cristo. Há não apenas uma mudança de posição diante de Deus
(justificação), mas há o início da obra redentora e santificadora de Deus. Embora
a transformação da vida não seja a base da salvação, ela é a evidência da
salvação. E sem tal evidência (em maior ou menor grau) deve ser levantada uma
questão quanto à autenticidade da fé do indivíduo. [...]
As boas obras de um cristão são o resultado e a evidência da
autenticidade da sua fé. É o entendimento deste fato que resolverá o problema
de alguns quanto a uma alegada discrepância entre Paulo e Tiago. Paulo
certamente relaciona as boas obras com a fé (Ef 2.8-10). Fica claro que Tiago
está falando da justificação diante dos homens (Tg 2.18 — ‘mostra-me’, ‘te
mostrarei’; v.22 - ‘bem vês’; v.24 - ‘vedes’; v.26), e que a fé é provada pelas
obras (v.22)” (PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard, F. Dicionário Bíblico
Wycliffe. RJ: CPAD, 2009, pp.779,80).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Tiago — Fé que se mostra pelas obras
AO tema deste trimestre é “Fé e Obras: Ensino de Tiago para uma vida
cristã autêntica”. Por isso, ao professor não poderá faltar algumas obras
literárias para o bom desenvolvimento do trabalho educativo, como, por exemplo,
várias versões da Bíblia (pelo menos quatro); um bom Dicionário Bíblico; um
Dicionário Teológico e um Comentário Bíblico.
Por que usarmos diferentes versões bíblicas para interpretar
cuidadosamente as Escrituras? Ora, apesar de boas e fieis ao original do texto
bíblico, algumas versões apresentam, por exemplo, problemas de linguagem
arcaica, que não se adequa à contemporaneidade da língua portuguesa (cf.
Caridade / Amor — 1 Co 13). Quando comparamos as várias versões da epístola de
Tiago, podemos compreender os textos de razoável dificuldade interpretativa.
Por isso é que sugerimos ao menos quatro das muitas versões disponíveis em
língua portuguesa: a ARC (Almeida Revista Corrigida); a ARA (Almeida Revista
Atualizada); a NVI (Nova Versão Internacional); e outra (poder ser até mesmo
uma tradução católica da Bíblia, como TEB — Tradução Ecumênica da Bíblia — ou a
Bíblia de Jerusalém).
O Dicionário Bíblico lhe auxiliará para a compreensão de algum termo
das Escrituras. Por exemplo, a carta de Tiago cita a palavra “obra”. Mas a que
Tiago se refere ao usar o termo “obra”? Às Obras da Lei ou à “Ação de
Misericórdia”? Os artigos de um bom Dicionário Bíblico (sugerimos o Dicionário
Bíblico Wycliffe, editado pela CPAD) desenvolvem a exaustão os termos bíblicos
dessa natureza.
Para compreendermos a linguagem teológica de uma palavra
contextualizada à doutrinas bíblicas, o Dicionário Teológico muito lhe ajudará
(sugerimos o Dicionário Teológico, editado pela CPAD). Dominarmos os conceitos doutrinários
de Salvação, Lei, Graça etc., e os seus desdobramentos, é de grande relevância
para quem estuda a Epístola de Tiago. Ademais, não podemos confundir os
conceitos teológicos que, ao mesmo tempo, aparecem na carta de Tiago e nas de
Paulo.
Por último, um bom Comentário da Epístola de Tiago (sugerimos O
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, editado pela CPAD) para
remontarmos o contexto histórico, social, cultural, econômico e exegese da
epístola. Mas, antes de tudo, sugiro-lhe ler as treze lições do trimestre em
uma única leitura. Este processo lhe ajudará a desenvolver o panorama do
assunto de maneira mais eficaz. Faço votos de que você e a sua classe cresçam
no estudo desta belíssima carta que é a Epístola de Tiago!
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